quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Silly Season (ou quem vai correr em qual equipe)

A silly season desse ano tem sido bastante animada. Ao contrário do ano passado, tivemos algumas confirmações com bastante antecedencia, mas ainda ficaram muitas vagas em aberto.

Até agora, temos 100% confirmados para toda a temporada:

Ganassi: Dario Franchitti, Scott Dixon, Graham Rahal e Charlie Kimball
Penske: Will Power, Helio Castroneves e Ryan Briscoe
Andretti: Ryan Hunter Reay, Danica Patrick, Marco Andretti e Mike Conway
Dreyer & Reinbold: Justin Wilson
Fazzt: Alex Tagliani
KV/Lotus: Takuma Sato e Ernesto Viso
Foyt: Vitor Meira
De Ferran Dragon: Tony Kanaan
HVM: Simona de Silvestro
Panther: J.R. Hildebrand

Assim, temos 19 pilotos já confirmados. Além desses, teremos no mínimo Newmann/Hass, Conquest e Dale Coyne com um carro cada, somando assim um numero de 22 carros por corrida na pior das hipóteses.

Além desses, temos 3 pilotos confirmados para fazer apenas alguma corridas durante o ano:

Sarah Fisher Racing: Ed Carpenter (alguns ovais, St. Pertersburg e Mid Ohio)
Sam Schmidt: Wade Cunningham (Texas, Las Vegas e mais um oval)
De Ferran Dragon: Davey Hamilton (Indy, Texas, New Hampshire e Las Vegas)

Agora vamos aos boatos MAIS CONSISTENTES, já que muitas das listas que eu tenho visto por ai tem alguns exageros:

Newmann/Haas: Oriol Servia e James Hinchcliffe, sendo que este faria no máximo 12 corridas.

Dale Coyne: Martin Plowman e outro carro dividido entre Sebastian Bourdais nos mistos e outro piloto nos ovais, provavelmente Alex Lloyd

Conquest: aqui ta um samba do criolo doido. Eric Bachelart, o dono da equipe garantiu que irá alinhar pelo menos um carro no grid. Contudo, vários pilotos estão sendo cotados pra essa vaga. O mais perto é Paul Tracy, que diz a todos que tem 1 milhão de verdinhas em patrocínio, mas esse valor não é suficiente para a temporada inteira. Além dele, há Jean Karl Vernay, que testou com o time e tem alguma grana do prêmio de vencedor do campeonato da Indy Lights em 2010 e Pippa Mann, que deve testar com o time em breve e pretende correr apenas nos ovais. Há ainda com menos força a possibilidade da volta de Bertrand Baguette ou Sebastian Saavedra.

Dreyer & Reinbold: devem ter mais um carro, assim como nos últimos anos. Talvez Bia Figueiredo, mas tem se ouvido pouco sobre a equipe.

Fazzt: Ho Ping Tung testou com eles e atual patrocinadora da equipe(Bowers & Wilkins) falou sobre o interesse de ter um piloto chinês para divulgar sua marca, mas desde então não se falou mais no assunto.

KV/Lotus: Há a possibilidade de um terceiro carro, alguns falam em Dan Wheldon, mas os boatos tem sido fracos.

É bem provável que o gride permaneça com um tamanho similar ao do ano passado, 23-25 carros, com picos de 28 em algumas pistas. Os destaques até agora são Graham Rahal na Ganassi, fica a expectativa que ele com dos melhores carros da categoria possa vencer com frequência e até disputar o título. Já Charlie Kimball basicamente chegou com uma quantidade de grana que a Ganassi não pode recusar, mesmo tendo sindo mediano em todas as categorias em que passou. Mike Conway na Andretti também foi uma surpresa, até o dia em que foi divulgado ninguém fazia a menor ideia que iria acontecer.

A KV, contrariando as expectativas, manteve uma dupla que bate o tempo todo, mandando embora o Mario Moraes, que apesar de também bater pra dedéu foi o piloto da equipe que ficou melhor colocado no campeonato.

Há também o caso do Raphael Matos, um piloto que ganhou todas as categorias de base no EUA e agora está a pé e aparentemente sem perspectiva. Não teve nenhuma atuação esplendida nos dois anos que correu, mas sendo o único piloto de um time novo é dificil classificar.

E ainda tem alguns pilotos tentando cavar uma vaga por ai: Simon Pagenaud, Robert Doornbos, Katherine Ledge, os irmãos Buddy e Jaques Lazier, Tomas Scheckter, Jonathan Summerton...

No geral, o grid mantém o nivel de qualidade do ano passado, pro bem e pro mal. mas agora com 4 carros da Ganassi, pelo menos teremos mais gente brigando la na frente. E esperamos que alguma das outras equipes desafie com mais frequencia o duo Ganassi/Pesnke. E se o boato do Bourdais na Coyne se concretizar, as disputas nos mistos prometem ser beeeem interessantes.


por fim, vamos aos que tentarão apenas as 500 milhas de Indianapólis:

Townsend Bell confirmado na Sam Schimdt; um carro extra da KV em parceria com uma tal de SH Racing, que os boatos indicam será pilotado pelo Tomas Scheckter; Rahal Letterman com Robert Doornbos ou outro piloto; outro carro da Foyt em parceria com uma tal de BAM Racing; Jay Howard com a Sam Schmidt ou outra equipe; John Andretti denovo na equipe de seu primo Michael; Brandon Wagner na De Ferran Dragon em parceria com a Davey Hamilton Racing; também podemos ter carros da AFS, Bryan Hearta e Walker;

Como já vem sendo dito a algum tempo, como é (AINDA BEM) o último ano dos Dallaras de 2003, vulgo crapwagon, devemos ter muitos carros nas 500 milhas, já que ano que vem esses carros não servirão pra muita coisa. Fica a expectativa de um Bump Day ainda mais animado do que o do ano passado, visto que podemos ter até 40 carros tentando a classificação.

Um comentário:

  1. Mas deixando esse assunto um pouco de lado e voltando à F1: E o Heidfeld, heim?

    huauahua

    ResponderExcluir