quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Indycar vs Nascar: valendo 5 milhões!



Ontem, em Las Vegas, foi finalmente anunciado qual será a ultima corrida do ano, lá mesmo no Las Vegas Motor Speedway, no dia 16 de outubro. Contudo, a supresa foi o anúncio de um "desafio" lançado pela Indycar a pilotos de outras categorias: o forasteiro que chegar em Las Vegas e vencer a corrida, derrotando os pilotos regulares da Indy, receberá um premio de 5 milhões de dólares!

Não foram revelados muitos detalhes do desafio, mas ficou definido que existirá um "comitê" responsável por analisar os eventuais inscritos, abrindo a oportunidade para a participação de 5 participantes selecionados.

Houve algumas reclamações, especialmente de chorões como o Paul Tracy, de que “se a categoria tem U$ 5 milhões melhor ajudar as equipes do que dar pra um piloto de fora”. Mas a verdade é que provavelmente esses U$ 5 milhões não existem! O que deve ter sido feito foi um acordo com uma companhia de seguros, a compra de um apólice por um valor muito inferior, tendo visto que a probabilidade de um “forasteiro” ganhar a corrida ser bem pequena. E óbvio, o desafio é uma estratégia de marketing, feita com o intuito de gerar atenção para categoria.

O desafio é obviamente direcionado aos pilotos da Nascar, que atualmente é MUITO mais popular nos EUA que a Indycar. Por lá, a Nascar vende a ideia de que os melhores pilotos estão com eles. E através do desafio, Randy Bernard que provar o contrário. Mostrar que um piloto da Nascar não é melhor que um da Indycar. E além disso, através da curiosidade de ver um piloto da Nascar disputando uma prova da Indy, trazer novos espectadores e aumentar a audiencia televisiva da categoria. Fazer com que um fã da Nascar assista uma prova da Indycar, goste e volte pra assistir outras. Afinal, um dos maiores problemas da categoria atualmente são os baixos numeros de audiencia, que levam a dificuldade a se conseguir patrocinadores para os pilotos e equipes.

Agora vamos ao problemas: apesar do desafio ser lançado a pilotos de qualquer outra categoria, será impossível pintar alguem da Formula 1 ou da Moto GP, o que também traria grande publicidade, pois no mesmo fim de semana a F1 estará na Coréia do Sul enquanto a Moto GP estará na Austrália. Apesar de achar que ninguém da F1 toparia, esse tipo de loucura é a cara do Valentino Rossi... Mesmo os pilotos da Nascar terão alguma dificuldade, já que eles correm dia 15 de outubro, sábado a noite, em Charlotte, na Carolina do Norte, costa leste. E de lá até Nevada, na costa oeste, é uma longa viagem. E também estaremos no meio do “chase” da Nascar, o que também deve dificultar a ida dos grandes nomes até Las Vegas.

Temos que esperar até começarem as especulações sobre quem se interessa por participar. É bem provavél que ex pilotos da Cart/IRL/Indycar não sejam aceitos como participantes do desafio. Isso elimina nomes como Robby Gordon, Tony Stewart, Juan Pablo Montoya e Sam Hornish Jr. Contudo, sempre tem algum doido que gostam desse tipo de coisa, como Ken Block e Travis Pastrana. Outro que gosta de diversidade, já tendo testado de Formula 1 e corrido em Le Mans, é o Sebastien Loeb, multicampeão mundial de Rally, mas como será num oval, duvido que ele entre nessa. Mas alguns pilotos na demonstraram interesse, como Brad Keselowski, piloto na Penske campeão da Nascar Nationwide ano passado e que também corre na Sprint, e Scott Speed, ex-F1 e ex-Nascar, disseram no twitter ter vontade de participar. E como Nelsinho Piquet já estará lá por Vegas, uma vez que a Camping World Truck Series faz uma corrida no oval da cidade na sexta feira, dia 14 de outubro, é bem provável que ele tente participar também.

Creio ainda que o presidente da Indycar, Randy Bernard, tenha alguma carta na manga. Tanto a corrida da Nascar em Charlotte no sábado a noite e a da Indy em Las Vegas serão transmitidas ao vivo pela rede de tv ABC. E as duas pistas tem o mesmo dono, a Speedway Motorsports Inc, o que pode gerar algum tipo de promoção cruzada.

Apesar de tudo, como uma tacada de marketing, creio ser uma grande jogada. Na próxima semana teremos corrida da Nascar Sprint Cup justamente em Las Vegas e é bem provável que todos os reporteres questionem os pilotos se eles tem interesse no desafio proposto pela Indycar, gerando um grande retorno de publicidade pra nossa categoria.

Agora é aguardar durante o ano o desenrolar das coisas e ficar de olho nos boatos de quem se apresenta ao desafio, torcendo pra que tenhamos um grande “season finale” em outubro e que tudo isso ajude ao crescimento da categoria.

2 comentários:

  1. Cara, muito legal seu blog. Realmente, nós fãs da Indy, estamos muito carentes de informações sobre a Indy, principalmente nos seus bastidores, precisamos de mais gente como vc.

    Sou apaixonado pela Indy desde criança e não troco assistir uma corrida da Indy pela F-1, tanto é que ano passado assisti a SP Indy 300 e foi muito emocionante, nem quis saber de F-1.

    Vai postando as informações que vc obter que em seguida estaremos comentando e dando nossas opiniões.

    Um abraço

    Márcio - Balneário Camboriú-SC

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo apoio Márcio, espero continuar agradando!

    abraço

    ResponderExcluir