segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Carta de intenções

Oi, tudo bem? Meu nome é Hélio, não AQUELE Hélio, e este é meu blog sobre a Indycar.

Porque fazer um blog sobre a Indycar (ou Fórmula Indy, como preferirem)? São vários motivos, mas o primeiro é óbvio, porque eu gosto da Indy. E também porque aqui pelos nossos lados, vivemos no automobilismo um certo formulaumcentrismo, como se só a F1 importasse, fosse a única meta possível e única digna de ser assistida. Na verdade, creio que temos muitos fãs de F1, mas poucos fãs de automobilismo. Mas uma das coisas que eu NÃO pretendo fazer aqui é justamente comparar Indycar e F1; as duas categorias são diferentes e tem seu próprio valor. E o fato de uma ser ou não melhor que a outra não impede que haja boas (e ruins) corridas em ambas. Aliás, uma das coisas que mais me deixar com raiva é que sempre que eu digo que vou a SP INDY 300 este ano alguém responde “se ainda fosse a Fórmula 1...”

O formulaumcentrismo faz com que a Indycar seja pouco comentada por aqui. É só observar os principais portais de automobilismo brasileiros, que geralmente se limitam a publicar press releases e resultados das corridas. Há também pouquíssimos blogs sobre o assunto e boa parte deles ainda se encontram cheios de rancor pela lamentável cisão que houve no automobilismo americano de monopostos em 1996. A divisão foi algo que quase destruiu a tradição da Indy, mas as duas séries que se formaram então, Cart/Champ Car e IRL, tiverem seus pontos positivos e negativo, que provavelmente serão abordados aqui, mas também não é minha intenção ficar comparando as duas aqui.

Além disso, um ótimo motivo para se falar sobre a Indycar agora é o momento que categoria passa. Ainda existem muitas coisas a serem recuperadas, mas a tendência é de ascensão. Randy Bernard tem sido um ótimo presidente para a categoria, a quantidade de carros vem aumentando a cada ano e em 2012 FINALMENTE teremos um novo modelo de carro.

Pretendo que esse seja um blog de opinião, não de notícias. Mas é óbvio que as principais notícias merecerão comentários. Especialmente a silly season que está a pleno vapor e será o tema do próximo post.

Para vocês terem idéia das preferências de quem aqui escreve, segue uma pequena lista abaixo:

Pilotos preferidos (e não necessariamente os melhores):

Atuais: Will Power, Alex Tagliani, Davey Hamilton, Ryan Hunter Reay

Aposentados: A. J. Foyt, Tom Sneva, Emerson Fittipaldi, Buddy Lazier

Pistas Preferidas:

Indianápolis (óbvio), Elkhart Lake, Nazareth (R.I.P.), Milwaukee, Montreal, Cleveland

3 comentários:

  1. eu sou formulaumcentrica porque gosto quando o button ganha, pq daí ele tira o capacete, e daí que ele é tão bonito!
    espero aprender algo de bom da silly sei la o que com vc então.

    ResponderExcluir
  2. ¡Hola, Não Aquele Hélio! Espero poder leer buenos comentarios y análisis tuyos. Entiendo bien el portugués, espero que vos el español. ¡Saludos desde Uruguay!

    ResponderExcluir