segunda-feira, 21 de março de 2011

Finalmente...

Finalmente, está chegando a hora da temporada 2011 começar, próximo domingo 27/03 teremos a etapa de St. Petersburg.

E como preparativos para St. Pete aconteceram na semana passada os dois dias de testes coletivos no Barber Motorsports Park em Alabama, cujos resultados podem ser vistos no site oficial da Indycar:

http://www.indycar.com/schedule/raceresults/55-izod-indycar-series/139/2799-barber-open-test/1592-practice/

Como era de se esperar, Penske e Ganassi na frente mas com a grata surpresa do bom desempenho da Newman/Haas, que tenta se reerguer depois de um péssimo ano em 2010, com Oriol Servia e James Hinchcliffe. Já na Dale Coyne, o multicampeão da Champ Car Sebastian Bourdais não conseguiu tempos muito bons, mas foi confirmado como piloto da equipe para a primeira etapa, assim como o relativamente desconhecido novato inglês James James, que correu algumas corridas de GP2 e GP3 nos últimos anos.

E uma das bênçãos do começo de temporada é a diminuição dos boatos de quem-vai-correr-em-qual-equipe, que vão ficando cansativos com o passar dos meses. E nesses últumos dias, tivemos algumas confirmações, mesmo que algumas apenas parciais:

- Tony Kanaan, como previsto, foi confirmado no 3º carro da KV/Lotus, com patrocínio da GEICO, que anteriormente patrocinou o Paul Tracy.

- Sebastian Saavedra, promissor colombiano que se classificou pra Indy 500 de 2010 na bacia das almas, foi confirmado como piloto da Conquest para a temporada inteira. Eric Bachelart, o dono da equipe, espera ter um piloto no segundo carro da equipe a partir da segunda etapa.

- Raphael Matos disputará a etapa de St. Pete pela AFS Racing, que salta da Indy Light para a Indycar. Matos foi campeão da Lights pela equipe em 2008 e espera conseguir grana pra disputar a temporada inteira pela equipe, que esta utilizando a antiga oficina e muito do pessoal da extinta equipe Forsythe.

- Paul Tracy confirmado na Dreyer & Reinbold para a Indy 500, enquanto continua buscando espaço para correr em outras etapas.

Agora uma péssima notícia: devido a uma cláusula no contrato com a Versus/NBC, que transmite a Indycar pros EUA, a categoria NÃO disponibilizará o streaming de treinos e corridas no site oficial da categoria, como feito no ano passado. Ano passado o portal Terra transmitiu as corridas para o Brasil, mas não consegui descobrir se eles o farão novamente neste ano.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Tony Kanaan, Bia Figueiredo e outras noticias da semana

Nessa ultima semana tivemos muita coisa acontecendo nos lados da Indycar, tanto pro lado bom quanto pro ruim, que não tive tempo de comentar, mas vamos agora por partes.

Primeiro o fechamento da De Ferran Dragon e o "desemprego" de Tony Kanaan. A notícia pegou todo mundo de surpresa, depois da coletiva que fizeram para anunciar a parceria todos tinham como certo a participação da dupla piloto/equipe na temporada 2011 mas... ao que parece não conseguiram os patrocínios que esperavam. Mas a história toda está meio estranha, creio que tem algo que não tenha sido divulgado. Não vimos nenhuma declaração dos outros donos da equipe, Jay Penske e Steve Luczo, e ainda existem boatos que a equipe pode voltar sem o De Ferran, que na sua empreitada como dirigente de equipe tem tido no mínimo azar, afinal as 3 equipes que participou fecharam (Honda na F1, De Ferran na ALMS e De Ferran Dragon na Indycar). Mas tanto em tempos bons quanto em ruins equipes fecham e abrem, acontece, não é motivo para pessimismo.

Já o Tony tem procurado outras equipes (e outras equipes tem procurado ele) com o que ja conseguiu de patrocínio até agora, para tentar garantir ao menos, por enquanto, que corra as etapas até as 500 milhas de Indianápolis. Parece que ele tem negociado com Newmaan/Haas, KV e Foyt. Acho que no final ele deve acabar na KV, que das 3 equipes é a unica que ainda tem um cota do TEAM, o dinheiro que a Indycar distribui aos 22 carros melhores colocados no campeonato anterior.

Por outro lado, tivemos a confirmação de Bia Figueiredo (Ana Beatriz pros gringos) como piloto da Dreyer & Reinbold, fazendo par com Justin Wilson. Bia fez duas boas temporadas na Indy Lights (melhor em 2008 que em 2009), conseguindo duas vitórias em ovais. Será no mínimo interessante ver a briga entre ela, Simona de Silvestro e Danica Patrick. E já tem até promoção no site da Ipiranga, o patrocinador da Bia, que promete levar uma galera pra dar umas voltas num carro da Indycar (provavelmente o de dois lugares) durante a SP Indy 300.

E tivemos mudanças em outra equipe, a Fazzt que foi vendida para o Sam Schmidt, virando assim parte da Sam Schmidt Motorsports, que depois de alguns anos voltará a ter um carro na temporada inteira e não só nas 500 milhas. Tirando isso não ocorrerão grandes mudanças, o piloto continua sendo o Tagliani assim como a equipe de mecanicos e engenheiros, o que tendo em vista os resultados que conseguiram em 2010 é uma boa coisa. Espero vê-los mais vezes entre o top 5 este ano.

Outras notícias de destaque:

- Foram dilvugadas as regras para as "corridas gêmeas" do Texas. Serão duas corridas com uma hora de intervalo, metade dos pontos distribuidos em cada uma, sendo que a segunda o grid de largada será decidido por sorteio!

- A DHL, que ja patrocinou Timo Glock na Champ Car, será o patrocinador do carro do Ryan Hunter Reay. Sempre bom ver grandes empresas voltando a mostrar interesse na Indycar.